Primeira Habilitação

Categoria "A"
Essa é a categoria destinada para motos, motonetas e triciclos, ou seja, veículos motorizados de 2 ou 3 rodas. O processo de habilitação começa quando o candidato (de no mínimo 18 anos) se submete aos exames médicos e psicotécnicos, que podem ser marcados nas auto escolas. Uma vez aprovado, o candidato terá de cumprir 45 horas de aulas teóricas sobre legislação, primeiros socorros, mecânica básica, relacionamento interpessoal, direção defensiva, meio ambiente e cidadania. Após as aulas, será realizado o exame teórico de 30 questões, a nota mínima para aprovação é de 21 pontos. Próxima etapa são as 20 horas de aulas práticas na motocicleta da autoescola, quando concluídas, o aluno poderá realizar o exame prático. Uma vez aprovado, será entregue a Permissão Para Dirigir (PPD), uma carteira de habilitação provisória que possui 12 meses de validade. Após o vencimento da PPD, o condutor poderá retirar sua CNH definitiva.

Categoria "B"
Essa categoria permite a condução de veículos de quatro rodas com peso bruto de até 3,5 toneladas, ou seja, os carros convencionais. Carteira Nacional de Habilitação dos candidatos considerados aptos nos exames de avaliação. A primeira habilitação só pode ser solicitada nas categorias: "A", "B" e "AB".O processo de habilitação começa quando o candidato (de no mínimo 18 anos) se submete aos exames médicos e psicotécnicos, que podem ser marcados nas auto escolas. Uma vez aprovado, o candidato terá de cumprir 45 horas de aulas teóricas sobre legislação, primeiros socorros, mecânica básica, relacionamento interpessoal, direção defensiva, meio ambiente e cidadania. Após as aulas, será realizado o exame teórico de 30 questões, a nota mínima para aprovação é de 21 pontos. Próxima etapa são as 20 horas de aulas práticas na motocicleta da autoescola, quando concluídas, o aluno poderá realizar o exame prático. Uma vez aprovado, será entregue a Permissão Para Dirigir (PPD), uma carteira de habilitação provisória que possui 12 meses de validade. Após o vencimento da PPD, o condutor poderá retirar sua CNH definitiva.

Categoria "AB"
Permite que o candidato se habilite nas duas categorias no mesmo processo de Primeira Habilitação. O processo de habilitação começa quando o candidato (de no mínimo 18 anos) se submete aos exames médicos e psicotécnicos, que podem ser marcados nas auto escolas. Uma vez aprovado, o candidato terá de cumprir 45 horas de aulas teóricas sobre legislação, primeiros socorros, mecânica básica, relacionamento interpessoal, direção defensiva, meio ambiente e cidadania. Após as aulas, será realizado o exame teórico de 30 questões, a nota mínima para aprovação é de 21 pontos. Próxima etapa são as 20 horas de aulas práticas (incluindo uma hora durante a noite) na motocicleta da autoescola, quando concluídas, o aluno poderá realizar o exame prático e 20 horas de aulas práticas no carro, quando concluídas, o aluno poderá realizar o exame prático. Uma vez aprovado, será entregue a Permissão Para Dirigir (PPD) com as duas categorias, uma carteira de habilitação provisória que possui 12 meses de validade. Após o vencimento da PPD, o condutor poderá retirar sua CNH definitiva.